Notícias da Flipelô 2023

Poeta José Inácio lança o livro ‘O filho do sol’ na FLIPELÔ 2023

O livro é uma coletânea que reúne 55 poemas, alguns deles inéditos, para comemorar os 55 anos de vida de um dos poetas contemporâneos mais celebrados do Brasil

‘O Filho do Sol’ é a nova obra do poeta José Inácio Vieira de Melo, que está festejando 55 anos de vida e 23 anos de literatura poética. A comemoração não poderia deixar de ser na Festa Literária Internacional do Pelourinho – FLIPELÔ, que será realizada de 9 a 13 de agosto e terá a escritora e ialorixá Mãe Stella de Oxóssi como homenageada.

O novo livro do poeta alagoano radicado na Bahia reúne 55 poemas, alguns já publicados e outros inéditos. A coletânea é uma celebração à vida de um dos poetas contemporâneos mais renomados do Brasil. A publicação “é a inteireza do sol que habita os versos de José Inácio Vieira de Melo. Essa intensidade é fogo que perpassa todo o livro, em variadas temperaturas, e se oferece, solar, para o leitor”, ressalta no texto de apresentação da coletânea, a poeta e professora da Uneb, Lílian Almeida.

A escritora e crítica literária Raquel Naveira pontua que quando “o poeta José Inácio nos vem à mente, é fácil imaginá-lo de chapéu, montado sobre um cavalo, os olhos perdidos pelos cactos do sertão. O cavalo é símbolo de poder, força, liberdade, confiança. Figura que representa os desejos humanos mais impulsivos. Os cavalos estão presentes na poesia viril desse cavaleiro do fogo, filho do sol”.

A obra literária, publicada pela editora baiana Mondrongo, será lançada em dois momentos na FLIPELÔ, ambos no espaço Casa das Editoras Baianas, que estará localizado na Faculdade de Medicina da Bahia, no Pelourinho. O primeiro momento será no dia 10 (quinta-feira), às 15h, quando José Inácio participará da mesa ‘Poesia Brasileira Contemporânea’, ao lado dos escritores Mauro Segarra e Sandro Ornellas, que irão lançar os livros ‘Lamento Elementar’ (Editora Mondrongo) e ‘Isto não é uma Carta´ (Editora P55), respectivamente.

Já no dia 12 (sábado), às 16h, José Inácio participa de um lançamento coletivo de livros acompanhado pelos escritores Nilo Ferreira da Rocha, Claudio Sousa Pereira, Gustavo Felicíssimo e Cacau Novaes.

“O livro consiste em poemas que constam em meus nove livros já publicados, de 2000 para cá, e em cinco poemas inéditos. Inicialmente, era um projeto para ser publicado no México, por uma editora de lá. A tradução está sendo finalizada. O título em espanhol será ‘El hijo del Sol’. Conversando com Gustavo Felicíssimo, editor da Mondrongo, ele me convenceu a publicar aqui”, relata José Inácio.

“É um passeio pela minha obra, com recorte pelo universo realismo-mágico e o surrealismo, como uma homenagem a escritores latino-americanos, pensando no público mexicano. Estive lá em 2018 participando de um festival e foi muito marcante, que resultou no convite para a publicação dessa coletânea. A tradução está sendo feita por Emerson Siqueira Pena Fernandes, pernambucano e professor de Português na Universidade Autônoma do México, e por outros dois escritores mexicanos, Marco Antonio Bojorquez Martínez e Yshua Limón. A revisão é da grande poeta mexicana María Vázquez Valdez, que esteve na FLIPELÔ de 2019”, completa.

Gustavo Felicíssimo, editor da Mondrongo, festeja o lançamento da obra: “Para nós é uma alegria imensa publicar um livro tão especial como esse, que comemora os 55 anos de um poeta tão querido como é o José Inácio. E o dèbut será exatamente na FLIPELÔ, um grande evento que tem a participação decisiva dele como um dos curadores, aproximando os escritores contemporâneos do Brasil do público local. Tenho certeza que seus leitores e amigos farão uma grande festa, pois o poeta merece”.

O livro ‘O Filho do Sol’ já está à venda no site da editora Mondrongo pelo link: https://www.editoramondrongo.com.br/o-filho-do-sol/p.

FLIPELÔ 2023
Realização da Fundação Casa de Jorge Amado, em correalização com o Sesc, a FLIPELÔ 2023 é apresentada pelo Ministério da Cultura e pelo Grupo CCR, por meio do Instituto CCR, realizada na região da CCR Metrô Bahia, com patrocínio da Prefeitura de Salvador, do Governo do Estado da Bahia e da Suzano, apoio da ITS Brasil e do Senac, apoio de mídia da Rede Bahia, do IRDEB – Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia e do  Ponto Outdoor e apoio institucional da Academia de Letras da Bahia. Produção da Sole Produções.

Assessoria de Imprensa da FLIPELÔ – Doris Pinheiro – 71 98896-5016 com Iven Vit,  Roberto Aguiar e Rosana Andrade

Mais ...